terça-feira, 3 de agosto de 2010

131 - Gainsbourg, Vida Heroica (Gainsbourg, Vie Héroïque, 2010)


O grande e certeiro êxito desse filme é tratá-lo não como uma biografia tradicional, daquelas que parecem ter saído de um livro-texto padrão, mas como uma fábula. Uma fábula em que não há datas, não há amor aos fatos, mas há muito amor ao personagem reverenciado.

O diretor é o francês Joan Sfar que é um artista de comic books (desenhista, escritor), um dos mais influentes de sua geração. Ele deu vida a uma biografia ensolarada e fantasmagórica ao mesmo tempo, em que diversos elementos do universo dos quadrinhos dão as caras. O filme é arrebatador, principalmente quando você percebe que se trata de algo a mais do que uma mera cinebiografia.

Destaque para as belas mulheres que interpretam as musas da vida de Gainsburg. Agora, paremos por um momento para ficar embasbacados com uma das melhores entradas de personagem do cinema mundial, estou falando da entrada que faz "Brigitte Bardot", interpretada pela excelente atriz Laetitia Casta (sua entonação o fará acreditar que Bardot voltou às telas), trazendo à mão a coleira do seu imponente cão Collie, com a maquiagem carregada ao melhor estilo anos 1960. Acredito que Brigitte seja uma mulher tão impactante que sua entrada precisou durar o tanto que durou. Os quarenta segundos em que caminha pelo corredor do prédio de Serge, enquanto toca a música feita especialmente para ela (Gainsburg gravou esta canção que se chama "Iniciais BB") é irretocável. Essa cena só poderia ter saído da cabeça de um diretor homem (risos).

São esses e outros momentos que enfeitam de cerejas deliciosas o bolo que é este fime. A gente fica com uma sensação boa de que aqueles anos em Paris foram mesmo tudo que podemos imaginar. A figura de Serge foi bem representada pelo ator Eric Elmosnino, você perceberá uma semelhança incrível entre os dois. Estes filmes em geral sempre me impressionam do ponto de vista da direção artística. Diversão e emoção garantidas. Este também tem selo de qualidade aqui do blog 1000 filmes.

Uma curiosidade triste sobre esse filme é que a atriz Lucy Gordon, que interpretou o papel de Jane Birkin, cometeu suicídio pouco tempo antes de o filme ser lançado. O filme foi dedicado a ela. Talvez você já a tenha visto em filmes como "Bonecas Russas". Muito triste que isso tenha acontecido.

Nota: 10

2 comentários:

natasha F disse...

A entrada da Brigitte me deixou arrepiada, muito linda a cena. Concordo com tudo o que tu falou sobre o filme, toda a abordagem. Uma coisa que eles pecam, ao meu ver, foi o trailer, que tu vendo, parece ser uma cinebiografia mais convencional e vendo o filme ele tem todo um teor fantástico.

Michelle disse...

Quero muito assistir esse filme!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails