terça-feira, 31 de agosto de 2010

174 - Alice nas Cidades (Alice in den Städten, 1974)


Filmes que trazem uma bela garotinha inquisitiva e desobediente terão sempre o seu charme. Como é o caso de "Sabine Kleist". Este é o primeiro filme da trilogia de filmes-viagem de Wim Wenders. Ele começa a abordar temas como a cultura americana, que tem um reflexo viral e alienante sobre o resto do mundo, especialmente a Europa daquela época.

A crítica à televisão, como ela é uma propaganda interminável e seus programas são propagandas adicionais disfarçadas. O personagem de Philip deve cuidar da pequena Alice até que sua mãe retorne. Existe muita beleza no fato de ele não a entregar de imediato a autoridades quando a mãe não aparece para buscá-la.

Como se o protagonista estivesse se opondo a toda aquela cultura que estava vivenciando, que registrava com sua Polaroid. Preste atenção que ele é simplesmente incapaz de escrever sua matéria a princípio. Como não houvesse ali história, como não houvesse naquele lugar plástico e inóspito algo que merecesse ser contado. Ele podia apenas olhar, e de uma forma julgadora. Eu, pessoalmente, prefiro este filme ao "Paris, Texas". Tem mais dos elementos que me comovem em cinema.

Nota: 10

2 comentários:

Anônimo disse...

melhor filme de win wenders que assisti ate hoje

Cristiano Contreiras disse...

Um marco este filme, engraçado que poucos conhecem.

Parabéns pelo espaço, muito bom mesmo, aos poucos leio e comento.

Te segui no twitter.
Te segui aqui no blogger.
E linkei seu espaço no meu blog!

abraço cinéfilo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails