
Muito já se falou sobre esse filme. Quero apenas comentar que é possível assisti-lo de uma forma bem mais abrangente, para além do universo do ballet, das metáforas, do bem e do mal e, claro, do sexo lesbiano.
Para mim, o filme fala antes de tudo sobre a impossibilidade de sermos outra pessoa não obstante o quanto tentamos sê-lo. É de uma beleza fascinante o que acontece com Natalie Portman enquanto ela tenta transmutar-se em qualquer coisa que foge de tudo o que foi pensando para ela, por sua mãe, por seus códigos de conduta e etc.
Podemos afunilar essa ideia e tentar ver como ela se dá em nossas próprias vidas, provavelmente em proporções menores. Quão perto chegamos de esgotamento físico e emocional (ou até mesmo da loucura) quando simplesmente não podemos aceitar o que somos?
Nota: 10
8 comentários:
Totalmente impactante. Portman está maravilhosa. Ainda me pego pensando em suas expressões, bem como no tormento de sua fixação. Belíssimo, um filme digno de apreciação.
Black Swan é um dos filmes mais impressionantes que já assisti. O trabalho de Darren Aronofsky é um espetáculo.
Faz tempo que não vejo uma atuação tão merecedora de prêmios. Sempre fui fã de Natalie Portman e seu trabalho aqui é impecável.
Também gostei do resto do elenco: Vincent Cassel, Barbara Hershey e Mila Kunis.
Este filme é PERFEITO. Sério, tento achar algum defeito e não tem! Tudo milimetricamente perfeito. Roteiro, direção, trilha sonora, elenco e principalmente Natalie Portman. Ela merece todos os prêmios que está ganhando e torço sinceramente que ela ganhe o Oscar. Nada mais merecido, ela está divina!
Natalie vai ganhar o Oscar, acho q não restam dúvidas sobre isso. Mas mais importante do que prêmios é mesmo o que fica da atuação dela. Eu q sou fraco para filmes sinceros e densos achei difícil não romper num choro qnd ela grita "It's my time now!"
Ta´um filme interessante e, concordo com você, nem é tanto pelas camadas superficiais, tão evidentes (a chata super-exposição dos espelhos, o excessivo maneirismo auto-explicativo de algumas imagens etc.), mas, sim, o "por baixo" das cenas e da estória toda! Mas, acima de tudo, um filme feito de paixão e com uma narrativa de mergulho contínuo que só esse diretor consegue realizar nos últimos tempos (vide "O Lutador")! Um abraço e parabéns pelo excelente blogue!
não tem o link dos filmes no site??
Ainda não vi Cisne Negro, mas pretendo fazê-lo em breve. Conhece o trabalho anterior de Aronofsky? Requiem para um sonho?
Abraços.
ps. se puder aqui vai o link do meu blog. Também escrevo bastante sobre cinema. Fazendo conexões com História e Filosofia, dentre outras vertentes.
http://jollyroger80s.blogspot.com/
Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
Postar um comentário