segunda-feira, 5 de julho de 2010

83 - Não Amarás (Krótki film o milosci, 1988)


Todo o talento de Kieslowski está presente e jorrando da tela nesse filme irretocável que é "Não amarás". Fruto de uma série de 10 episódios para a TV chamada "Decálogo", em que cada capítulo versava sobre um mandamento da bíblia, e considerado um dos mais importantes produtos cinematográficos do mundo, este filme é sublime em todas as suas imagens.

Atuações estupendas dos dois personagens centrais nos sugam para a trama como algum passante que para e vê os dois conversando numa esquina ao acaso. Vamos destacar Olaf Lubaszenko como o adolescente apaixonado. Espero não exagerar, mas acredito que seja uma das atuações mais comoventes que já vi no cinema. Momentos brilhantes acontecem quando ele corre em círculos na praça em frente ao edifício de Magda, com o carrinho de garrafas de leite, e quando ele finalmente entra no apartamento dela.

O final eleva o filme a uma categoria mágica. Sim, você estava achando o filme ótimo, mas o minuto final faz ele transcender a esfera do cinema e entra dentro de você como uma ideia misteriosa, como algo que estivera sempre adormecido há muito dentro de você. Este filme é para ter consigo e rever em vários momentos da vida, uma obra de arte com poder imenso de comover e nos tirar de uma linearidade de sentimentos.

Nota: 10

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails