sábado, 19 de junho de 2010

64 - A Vida Secreta das Palavras (La vida secreta de las palabras, 2005)


Um filme muito bonito com poesia jorrando pela tela. Acho importante parar um momento para entender o diretor/diretora de um filme, e sua intenção na realização da obra. Nesse caso, a espanhola Isabel Coixet. Por vezes nos antecipamos em julgar, acreditar que já sabemos do que tudo se trata (eu mesmo sou muito culpado disso). Digo-o porque descartei sem nada hesitar o filme da mesma diretora, "Mapa dos Sons de Tóquio". E ainda o acho um tanto raso, mas talvez eu tenha procurado observações para julgá-lo que não cabiam no momento.

A voz da diretora está nesses dois filmes que vi recentemente. Mas está bem mais presente em "A Vida secreta das Palavras". Um conto de solidão e silêncio que tem como cenário um estaleiro no meio do oceano. A atriz Sarah Polley que também atuou em outro filme da diretora, o ainda melhor "Minha vida sem mim", está mais uma vez muito bem. As imagens de Isabel geralmente me passam uma sensação de gentileza extrema. Passei a admirar essa diretora com o conjunto dos três filmes que vi.

Os lugares alheios à maioria de nós, quase como redutos de gente perdida, dão o tom do que são os filmes da diretora. Ah, e os lugares atuam bem demais! Separe algum tempo para conhecer o trabalho de Isabel Coixet. Filmes para quando queremos ser ainda menores do que uma pedrinha na praia.

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails