terça-feira, 29 de junho de 2010

71 - Acampamento de Jesus (Jesus Camp, 2006)


Um exemplo da loucura evangélica que acontece nos EUA todos os dias. O documentário mostra como crianças são catequizadas desde cedo para acreditar que fazem parte da religião escolhida e que todo o resto do mundo são moradores potenciais do inferno.

O que é ensino religioso e o que é lavagem cerebral? As crianças no acampamento de Jesus me dão a impressão de estarem o tempo todo tentando agradar aos seus pais, mostrando uma fé descomunal, imbatível. Os perigos da religião fundamentalista já foram abordados em diversos documentários. O mais interessante desse é saber que isso é feito de maneira sistemática com crianças e ter a dimensão do quanto elas são impressionáveis e incapazes de pensar por si mesmas (são crianças, ora!).

No fim das contas, todo o movimento acaba escalando para o ensino de como votar em políticos de direita conservadora como George Bush, e sobre como a guerra é boa para unificar um país cristão, um pobre país que está sucumbindo ante o bombardeio de produtos culturais tais como Harry Potter e de religiões como o Islamismo.

Ótimo documentário para instigar mais o combate ao fundamentalismo nas religiões. E quero ver se você termina esse filme sem a vontade de encher de tapas a pastora Becky Fisher.

Atenção especial ao ridículo rap cristão e ao momento em que as crianças começam a falar em línguas ininteligíveis porque, afinal de contas, estão falando com Jesus.

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails