quarta-feira, 23 de junho de 2010

69 - Romance X (1999)


Defenderei este filme de Catherine Breillat contra todos. Romance X não é filme erótico, muito pelo contrário. Algo como um ensaio do que é desejo para uma mulher e, como o filme mostra muito bem para quem quiser ver, não é de forma alguma o ato físico. A protagonista sofre porque seu parceiro perdeu o desejo por ela, o desejo de possuí-la. Ela deixou de ser desejada, o que resume bastante o que o filme poderia nos passar. Mas chega de dizer a palavra "desejo".

As cenas explícitas servem justamente para distanciar uma coisa da outra, para parecer que há algo errado aos olhos de quem assiste. Li comentários imbecis de gente reclamando que o filme é brochante, que nunca o erotismo foi tão sonolento... Imagino que esses idiotas esperavam algo para assistir escondidos de suas mãezinhas em vez de um filme autoral, com proposta estética bem definida.

Vale a pena para considerar inúmeros aspectos sobre a feitura cinematográfica e sobre nossas vidas de casal e amantes. Mas, por favor, não perca tempo se você se constrange facilmente ou se é um pateta que ainda aguarda ansioso as noites de cine privé.

Nota: 8,5

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails