terça-feira, 7 de setembro de 2010

189 - A Culpa é do Fidel (La Faute à Fidel!, 2006)


Num lampejo de ira a empregada cubana resmunga que os comunistas são barbudos vermelhos que querem explodir o mundo, ao que a garotinha de nove anos Anna conclui: "A culpa é de Fidel". Este é o filme de Julie Gravas, filha do diretor politicamente engajado Costa-Gravas, que procura mostrar o que acontece a um filhinha de criação burguesa quando seus pais decidem que não vão se vender ao sistema, mas batalhar para promover o bem comum.

A atriz Nina Kervel tem uma atuação brilhante e faz desse filme adorável uma pérola imperdível. Com seu jeito por vezes mau humorado, inteligentíssimo e até esnobe, ela não aceita facilmente a bagunça na qual sua vida se transforma, com barbudos entrando e saindo do apartamento minúsculo. Suas antigas refeições deliciosas agora resumem-se a pratos de arroz e receitas camponesas.

O mais bonito do filme é o despertar de uma mente infantil, completamente egóica, para problemas que tem dimensão universal. Sua entrada sorrateira, com olhos curiosos, para a sala em que a mãe entrevista mulheres que contam suas histórias, numa época em que o aborto era ilegal na França; seu semblante carente de respostas ao fixar o olhar sobre Isabel, a tia que realizou um aborto. Tudo no filme parece ter sido feito com muito cuidado e sensibilidade.

A diretora se baseou no livro italiano de Domitilla Calamai, "Tutta Colpa Di Fidel", e fez um bonito trabalho. Pode-se fazer um paralelo com sua própria vida, crescendo na Paris dos anos 1970s com pais liberalistas. Não deixe de assistir!

Nota: 9,5

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails